Sopa de Fubá

Oi! Toda quarta-feira a partir de hoje será dia de Sabor Mineiro.

O inverno está aí, e nada melhor que uma sopinha à noite né? Aposto que ninguém aqui nunca tomou sopá de fubá. Aliás, eu nem sei se isso é receita mineira porque a única pessoa que eu já vi fazendo é minha mãe. É uma delícia e a gente sempre repete o prato. Confie em mim e prove essa sopinha!

Vou explicar do jeito fácil que não cansa o braço, mas demora um pouco mais.

Torre uma xícara e meia de fubá. Como faz isso? Vai colocando aos pouquinhos numa panela quente e quando ele for mudando de cor e soltando cheiro gostoso vai tirando e torrando mais fubá até dar uma xícara e meia. Se quiser, torre um pouco mais que é melhor sobrar. Deixe esfriar (colocar em banho maria numa panela com água fria pode acelerar o processo, eu acho).

Em outra panela esquente óleo, alho e sal (pode ser tempero alho e sal). Antes de torrar o alho completamente coloque água. Um litro e meio acho que dá. Deixe ferver.

Volte no fubá, já frio, e coloque água até formar um mingau grosso.

Coloque 2 tabletes de caldo de carne na água, já fervida. Mexa até dissolver os tabletes completamente.

Agora é só ir adicionando o fubá/mingau na água e mexendo bem pra não empelotar. Desse jeito que eu ensinei acho que não vai empelotar muito. – O outro jeito, pra quem tem mais prática culinária e menos tempo, é colocar o fubá ainda quente, sem fazer o mingau, direto na água. Empelota mais, por isso tem que mexer mais. – Vai colocando fubá até achar que está numa consistência boa (nem muito rala, nem muito grossa). É difícil saber, eu sei, mas vai provando e faça até você achar que está bom, por isso eu recomendei o fubá a mais. Eu faço mais ou menos uma xícara e meia pra um litro e meio. Quando eu fizer aqui em casa eu tiro uma foto.

Agora, se quiser, você pode adicionar couve rasgada e/ou cebolinha picada.

Eu sempre coloco ovos, quantos eu quiser. É só jogar lá na sopa pronta com o fogo ainda aceso, mas mais baixo, e esperar cozinhar lá dentro. Fica uma delícia.

Bom apetite!

Deixe um comentário

