RD Burman

Toda vez que eu vejo um filme de Bollywood eu sinto um caldeirão de emoções fervilhando no meu coraçãozinho. Isso porque os filmes de Bollywood são tão ruins, que eu não sei se eu dou risada, choro, abraço o pobre coitado que fez aquele filme ou simplesmente fico com ódio e encho a cara do projecionista de porrada.

Ainda assim, é fato que mesmo nos meios mais nefastos como a da produção cinematográfica da Índia, existem pessoas que são talentosas de verdade e que conseguem colocar o pau na mesa, mesmo que a “mesa” em questão esteja sendo pisoteada por um dançarino hindu loucão sem camisa e com um bigode escroto.

Uma dessas pessoas é um cara chamado R.D. Burman. Eu não sei o que significa a sigla R.D., mas provavelmente é um nome bizarro que eu não vou decorar de qualquer forma.

R.D. Burman é um compositor indiano que fez músicas para centenas de filmes de Bollywood. Uma das suas maiores parceiras era uma mina chamada Asha Bhosle, e que hoje não é mais exatamente uma “mina”, mas uma velhaca indiana muito fofa. Asha Bhosle é uma das cantoras mais populares da Ásia, e ela dublava os filmes indianos, já que suas atrizes contratadas eram bonitas de se ver e feias de se ouvir.

Asha Bhosle: "Quer um biscoitinho?"

Asha Bhosle: "Quer um biscoitinho?"

A pira de R.D. Burman era misturar música indiana tradicional com estilos populares ocidentais, do rock psicodélico ao disco dance. E ele fazia isso muito bem como podemos ver aqui no caso dessa canção chamada Dum Maro Dum:

Ou então no caso dessa música chamada Piya Tu Ab to Aaja:

Ele também fazia esquisitices como essa música de crianças. Reparem no guri meio Dr. Fantástico que canta com um outro moleque meio frutinha. Eu não tenho idéia do enredo desse filme, mas pelo jeito é uma merda:

Enfim. R.D. Burman. Um CD dele seria um bom presente de aniversário.

Não aguento mais ganhar cueca.

Deixe um comentário

