Pensamento Negativo

Por que ter “Pensamento Positivo”?

Há uns seis ou sete (ou quem sabe oito, nove) anos atrás eu tinha um amigo que encasquetou em ser “pueta”. E ele até tinha talento, meio bobo (e reacionário) às vezes, mas escrevia bem e talz, aí entrou em dois concursos de poesia: do colégio e “Jovens Talentos de Osasco”. Foi tão incentivado pelo professor Amilton que se achou o máximo e ficou tranqüilo – principalmente porque Osasco não pode ser chamada de “Celeiro de Craques da Poesia”. Pois bem: ficou em 9º lugar no concurso da cidade e em quarto lugar no do colégio, perdendo para duas minas nerds e um cara de Eletrônica Noturno, o que, pra quem não sabe, no meu ex-colégio significa DUMB. A decepção foi tão grande que largou a poesia e virou inteiramente bobo (e reacionário).

De fato, não tem por que pensar positivo, exceto se você é masoquista ou um fenômeno da natureza. Para os humanos comuns, gente como a gente, é desconforto, arrependimento e muito, mas muito sofrimento mesmo. É o time de futebol que você tem certeza que vai ganhar e perde (e é campeão depois de você já ter entregado os pontos), a mina que você acha que tá na sua e quer mesmo é o bonitão da Vila Olímpia, é achar que vai passar num concurso e no fim vai perder.

image

Em resumo: fui apresentado ao “Pensamento Negativo” e não é que até agora eu tenha colhido grandes frutos, mas vou indo, meio que nada acontecendo, nada me decepcionando, nem me deixando extremamente feliz, mas c’est la vie. A grande conquista do pensamento negativo é que, colocando o sarrafo da expectativa lá embaixo, você evita de bater a cabeça nele ao tentar pular por cima (entendeu?). Olha, pode não ser muito atraente, mas pensar negativo é mais desafiador e aliviante. Afinal, se você já pensa que algo vai dar errado de cara, você tem que se mexer meu filho! E se der errado mesmo, você já sabia.

Põe o sarrafo lá embaixo minha gente! Pensamento negativo!

Uma resposta para Pensamento Negativo

  1. Nina Senra disse:

    Eu discordo.

Deixe um comentário

