Shyamalan

Meu próximo filme vai ser uma merda, mas aposto que você vai se surpreender no final! - M. Night Shyamalan

Meu próximo filme vai ser uma merda, mas aposto que você vai se surpreender no final! - M. Night Shyamalan

Todo metier tem sua trupe de picaretas. Nas artes plásticas, um cara que se banhava em cocô de pombo chamado Salvador Dali fez uma das obras mais cafonas da História da Arte e é até hoje considerado um gênio.

Já no cinema, posso elencar vários. Um deles é famoso por fazer filmes que na verdade se assemelham muito a uma carta enigmática do passatempo da Mônica, o que seria uma proposta até válida, não fosse o fato de que ninguém se dá conta disso. O nome desse picareta é David Lynch. Assistir Cidade dos Sonhos não é uma experiência cinematográfica de regojizo, e sim uma massagem no seu ego: quanto mais você decifra a charada, mais inteligente você se sente. Ninguém liga que o filme é feio, mal atuado, chato e arrogante: afinal, estamos falando de uma obra-prima, não é mesmo?

No Universo da picaretagem, o cara que mais me deixa puto é um diretor sem talento chamado M. Night Shyamalan. Você deve conhecê-lo por filmes como O Sexto Sentido, Corpo Fechado e A Vila.

São filmes ruins, em todo sentido da palavra, mas com um final que ninguém esperava. Ou seja, é como comer uma baguete envelhecida com um pedaço de bacon no miolo.

Eu não sou contra finais surpreendentes. Muito pelo contrário. Adoro Psicose, por exemplo, e gosto de ver Norman Bates de vestido como a cereja de um bolo saboroso e refinado. Aliás, quando eu vi o filme eu já sabia do final, minha mãe me contou quando viu o VHS em cima da mesa. Foi meio sem noção da parte dela? Sim, mas no frigir dos ovos aquilo me ensinou que um filme não é feito de final, e sim dele todo, então valeu manhê!

Também sou fã de Lost, mesmo porque Lost, ao contrário de Sexto Sentido, é um produto honesto, ele não faz uma dramaturgia qualquer com um final revelador, mas passa os 40 minutos de cada episódio brincando com isso, produzindo pistas falsas e contaminando o roteiro inteiro com a proposta final. Ver Lost é participar de uma grande gincana dramatúrgica: é como um filme do David Lynch, só que sem a parte da masturbação canhestra.

Agora, ver 2 horas de uma mina cegueta andando pra lá e pra cá e o Adrian Brody fazendo papel de retardado é exatamente aquilo que eu não chamo de entretenimento, muito menos de arte. A atuação do Adrian Brody no filme A Vila me constrange, porque parece que ele aprendeu a atuar com o Batoré, aquele cara que acha que é bonito ser feio. E olha que o Adrian Brody é um belo de um ator.

Eu até imagino o Shyamalan no set cortando o take e dizendo: “Cara, sua atuação tá ótima, elegante, e digna de um Oscar, mas eu quero uma coisa mais Batoré mesmo”.

Vai ser ruim assim na puta que te pariu!

13 respostas para Shyamalan

  1. Raul Arthuso disse:

    Eu discordo de muito coisa, mas vá lá, o Shyamalan tem picaretado o bastante. O FIM DOS TEMPOS é uma grande de uma porcaria!!!!!!!!!!!
    Agora, colocar o David Lynch no mesmo post que o Shyamalan para falar de picaretagem é por que não pensou em ninguém melhor pra acompanhar, o que, no fim das contas, é uma puta de uma picaretagem. Hahahahaha.

    PS: Aliás, enganar todo mundo não tem seus méritos? (detalhe, antes que você argumente: o Shyamalan não engana mais ninguém, é só ver como a bilheteria dos filmes dele caiu)

    PS2: Lost só existe porque depois de Twin Peaks vale tudo na TV americana.

  2. Semerjian disse:

    David Lynch picareta? Brincou, né?

  3. Vinicius disse:

    Suza, fim dos tempos é mesmo um lixo, mas A vila é um puta filme, cê vai me desculpar, mas sua análise é simplista e ele filma bem pra cacete.

    Fui vêemente porque não tinha outro jeito, é como tirar o band-aid, dói menos se for rápido.

    • Suza disse:

      Vini, eu não fiz nenhuma análise sobre a Vila, só falei que achava uma bosta. São duas coisas muito diferentes. Um dia a gente analisa esse filme junto, ok? Beijos

  4. Vinicius disse:

    Tá bom amor, só quis apimentar nossa relação.

    Pelo visto fui feliz em meu intento.

  5. Massaroca disse:

    Vini, A Vila é uma bosta mesmo, tou de acordo com o Suza.
    E o Shyamalan é de fato um picareta, que nos primeiros filmes ainda enganava mas que não engana mais ninguém. Agora colocar o David Lynch no mesmo saco é chutar o balde: ele pode até fazer filmes cifrados, mas isso não tira o mérito do cara ser bom e filmar bem pra caralho. Eu por exemplo não entendo porra nenhuma do enredo de Cidade dos Sonhos, não tenho o prazer masturbatório de tentar entender e, ainda assim, gosto bastante do filme, porque as cenas são boas, bem dirigidas, dramaturgicamente interessantes. Por isso me cativa, independente se estou entendendo ou não. Isso, do meu ponto de vista, é ser bom (diferente do Shyamalan, que é uma bosta mesmo. E esse papo de A Vila ser um puta filme, não sei de onde a galera tirou isso?).

    Pedro

  6. Marilia disse:

    eu acho A Vila bonito. sim, a fotografia é bonita. e tb já vi filmes piores. mas tb nunca mais vi nenhum do shyamalan depois desse.
    qto ao Lynch acho a cena dos caras-com-cara-de-lebre no Imperio dos Sonhos bastante perturbadora. e mais dramaticamente interessante do que as duas minas trepando no Cidade dos Sonhos. Mas isso é pq eu não sou lésbica. De qq maneira acho q vc podia admitir que fez uma comparação esdrúxula. Um post todo idiota (que nem os filmes do shyamalan) e sem o menor sentido, no melhor estilo David Lynch.
    Surpreendente!

    • Suza disse:

      De fotografia bonita o inferno tá cheio.
      Eu não admito que minha comparação é esdrúxula, porque ela não é. Admito que ela é polêmica, tanto que você ficou magoada e chamou meu post de idiota.
      Mas eu não ligo (snif).
      Beijos!

  7. Raul Arthuso disse:

    Suza, nesse post vc foi meio Lars von Trier.

  8. Lu disse:

    Eu lembro que A Vila foi o primeiro e único filme que eu vi no cinema que o público vaiou no final. Uma MERDA. Assino embaixo.

Deixe um comentário

