Super Estrogonofe de Frango

Posso raspar a panela?

Então, uma das comidas que eu mais gosto é estrogonofe. Quando eu era pequena eu achava que estrogonofe só era de frango e só era super (esse que eu vou ensinar). Mas aí eu cresci e percebi que ninguém comia estrogonofe que nem lá em casa. Coitados de vocês. Por isso, para a felicidade de todos, vou ensinar a fazer o estrogonofe que eu como lá em Minas, que dá água na boca só de pensar.

Primeiro você tem que ir no super e comprar as coisas. 1 kilo de peito de frango. 2 latas de creme de leite. Champignon (um ou dois potinhos – depende de você). Um pote de palmito. Uma lata de milho verde. 2 latas de molho de tomate ou de tomate pelado. Batata palha. Antes de ir, confere se na sua casa tem caldo de frango, alho, cebola, manteiga, um limão, catchup e arroz.

Feitas as compras, lave as mãos e comece limpando o peito de frango. Enxague bem, tire aquela pele nojenta e passe um limãozinho. Pegue uma panela pra cozinhar o frango. Ponha um pouco de óleo, pique cebola e alho pra temperar (isso vai ao seu gosto também). Coloque o frango. Vá mexendo até ele começar a agarrar. Aí coloque água. Mais ou menos até cobrir o frango. Tampe a panela e deixe cozinhando no fogo médio. De vez em quando vai dando uma mexida no frango e vendo como ele tá.

Quando ficar pronto (ele vai desmanchar se você forçar com a colher), pode desligar o fogo. Tire o frango desse caldo saboroso que você fez e deixe em esfriar em alguma vasilha. Guarda o caldo, que vai usar. Quando der pra você pegar nele sem queimar a mão, você pode desfiar, nessa vasilha mesmo. Eu gosto do frango bem desfiadinho. Ah! Muito cuidado com osso. Não deixe passar nenhum (vale a pena ver se ficou algum no caldo também).

Enquanto o frango não ficar pronto (cozido/frio), pode pegar outra panela pra ir adiantando. Uma panelona maior, que vai ser onde vai ficar o estrogonofe. Vamos fazer nela o molho de tomate. Comece temperando como quiser: picando um pouco de cebola, ralando um alho e dourando isso no óleo, com sal e outro tempero que você esteja acostumado. Daí você pode colocar o molho de tomate pronto, ou o tomate mesmo se quiser mais pedaçudo. Ou uma lata de molho e uma de tomate pelado. Enfim. Faça um molho de tomate. Adicione 3 colheres de sopa de catchup (isso precisa mesmo).

Pique o palmito, o cogumelo se ele for meio grande e junte esses dois com o milho verde (eu não vou nem falar que se você não gostar de qualquer ingrediente é só não colocar, porque, desculpa, o Super Estrogonofe é Super porque é com tudo). Coloque uma colher de manteiga cheia numa panela e assim que ela derreter jogue esses 3 (milho, palmito e cogumelo) para refogar. Desligue o fogo logo que refogar. É só pra deixar eles mais saborosos, não pra queimar.

Agora ponha tudo na panelona com o molho de tomate. Esses 3, o frango desfiado e o caldo do frango que você guardou. Mexa bem. Vê se você acha que precisa de mais tempero (um tablete de caldo de frango). Mexa mais um pouco e tampe pra deixar engrossar.

Aí, quase na hora de servir, garanta que o estrogonofe tá bem quente, fervendo, abra a lata de creme de leite e coloque. Veja quanto você acha que precisa, se só uma lata dá. Eu acho que com mais creme de leite fica uma delícia. Mexe e pronto.

Sirva com o arroz que você também fez (ou esqueceu?) e com a batata palha. Rende bastante.

3 respostas para Super Estrogonofe de Frango

  1. Lu disse:

    eu amo o super! aqui no paraguay ninguém dá bola pra estrogonofe!

  2. […] você a um de nossos mais variados posts. Por causa de ferramentas como essas, nosso post sobre Estrogonofe de Frango é um dos que lideram o número de visitas nesse […]

    • Cecilia disse:

      Oi!

      Então, meu namorado é irlandês, nunca foi pro Brasil, mas pede sempre pra eu fazer o estrogonofe prá ele!

      Bjo e obrigada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: