Feiúra (com acento)

Olha, eu quero deixar bem clara a minha revolta com a tal da reforma ortográfica.

Quem foi o idiota que teve a brilhante idéia de unir todos os “portuguêses”(sic) que estão por aí no mundo? O que ele pensou? “Já sei! Tem aqueles caras na Europa, aqueles na África e aqueles na América do Sul e todos eles falam uma língua bem parecida. Que tal obrigar todos a escreverem igual?” Que merda é essa?

Olha só! Nossa língua tá no mundo todo!

Olha só! Nossa língua tá no mundo todo!

Eu já consigo ler outros portuguêses sem problemas (dá pra ler Saramago e Mia Couto no original, vai). Mas tem o argumento de que uma ortografia em comum vai deixar a gente mais unido! Ah, vá! Conversa fiada! Vamos ser todos amiguinhos sem mais nem menos porque escrevemos todos iguais (na marra)?

Enfim. Ontem eu tava escrevendo umas coisas e o Word insistia em tirar meus acentos das paroxítonas com ditongos abertos, além de todos os diferenciais. Que raiva!

Se ainda tivesse alguma lógica era mais fácil de aceitar. Que tal: “A gente não sabe acentuar, então a partir de agora todos os acentos são opcionais!” Pelo menos isso ia ser engraçado! Ia ser que nem fôrma/forma pra diferenciar de forma (leia fórma). Minha mãe escreve “pão de fôrma”, já eu, escrevo “pão de forma” mesmo. E os dois tão certos! Só que minha mãe é das antigas. O jeito dela é mais legal e faz mais sentido.

Ou então a outra opção que teria alguma lógica: “A gente não sabe acentuar, então a partir de agora não existe mais nenhum acento na língua portuguesa!” Isso ia ser triste, mas parece que estamos caminhando nessa direção. É um pena… Eu acho acento uma coisa bonita. É como se fosse um brinco, um colar, um anel. Enfeita a letra. Veja só o francês. Eu não sei falar (nem ler) francês. Mas acho muito bonito aquele tanto de acento. É um escrito mil vezes mais elegante que o inglês.

Daqui a alguns anos, quando eu escrever “idéia” acentuado, meus filhos vão falar que eu sou das antigas também. E eu vou dizer: “vocês não sabem de nada, é tão mais elegante com acento.”

Anúncios

5 respostas para Feiúra (com acento)

  1. Raul Arthuso disse:

    événement, présentation, télévision, réalisé…
    Faço da Nina minha palavras (é isso?). E deixo uma dica pra quem quiser aprender o novo português: http://palavradodia.tumblr.com/

  2. Gabarra disse:

    “A gente não sabe acentuar, então a partir de agora todos os acentos são opcionais!”
    Gênial!

  3. JuK disse:

    “événement, présentation, télévision, réalisé”
    praticamente uma música do kraftwerk.

  4. […] buscarem o absoluto, eles acabam inventando coisas que aparentemente são inúteis, como a palavra feiúra, é porque estão pensando na beleza, e a feiura fica ainda mais horrível com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: