Koji Kondo

O ícone de uma geração

O ícone de uma geração

O que essa foto respresenta para você? Nada, certo? Uma imagem vale mais do que mil palavras, mas um japa é sempre um japa.

Para que esta imagem ganhe significado e relevância, ela precisa de uma legenda que dê o devido crédito a esse sujeitinho careca e oleoso. “O ícone de uma geração” já é alguma coisa mas, olhando para esse retrato no mínimo desmistificador, ela acaba parecendo uma piada de mau gosto.

Pois bem, o nome desse senhor é Koji Kondo. Ele tem quase 50 anos e é um compositor muito importante da nossa geração. Talvez o TOP 5 deles em termos de alcance global e, por que não, qualidade musical.

Koji Kondo é autor das melodias que trilharam grandes jogos da Nintendo, como Mario Bros, Duck Hunt e essa obra-prima da música incidental chamada Zelda. Todo mundo (fora os velhos) conhece ao menos uma dessas músicas com a mesma familiaridade que reconhecemos de cara uma trilha do John Willians ou de um Bernard Hermann.

Se você acha as músicas de Koji Kondo uma merda, está na hora de rever o seus conceitos. Afinal, com aquela maldita roupagem MIDI dos anos 90, qualquer música parece uma merda.

A Orquestra Sinfônica de Boston gravou outro dia algumas composições de Koji. É o apreço que faltava a esse grande homem, e um verdadeiro quitute sonoro para quem curtiu sua dose de video-game durante seus tempos de criança.

Me matem. Sou um nerd.

Anúncios

3 respostas para Koji Kondo

  1. Pedro disse:

    acho que isso deixou bem claro o quanto nossos videogames teriam sido melhores, se tivessem tido trilha do stravinsky… nossa mãe! isso sim é que era castelo do bowser, meu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: