Doce Amarelo e Branco

Cá estou eu de novo com minhas receitas. Dessa vez, desse doce que eu não sei o nome e que eu chamo de Doce Amarelo e Branco porque é isso que ele é.

Talvez ele até tenha um nome criativo como Bem-casado, Papo-de-anjo, Pé-de-moleque, Olho de sogra, Beijinho, Brigadeiro, e até Quindim. Mas talvez também ele não tenha nome nenhum, o pobre coitado. Aliás, a gente podia dar um nome pra ele. Façam o “Doce Amarelo e Branco” e sugiram um nome. O mais criativo ganha alguma coisa que eu ainda não pensei, além do orgulho de dar nome a um doce maravilhoso!

Agora, vamos à receita.

– Primeiro você vai fazer a Parte Amarela.

Coloque numa panela 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite (a do leite condensado vazia), 2 gemas (separe as claras para depois), 1 colher de maizena, 1 pitada de sal.

Acenda o fogo e vá mexendo até engrossar. Cuidado que quando começar a ferver vai soltar uns espirros do doce, que é normal (diminua o fogo pra parar um pouco). Mesmo assim, continue até engrossar e soltar da panela.

Quando ficar pronto despeje na fôrma que você vai servir o doce. Escolha uma fôrma um pouco mais alta porque a parte branca vai por cima disso. Deixe esfriar.

– Enquanto isso você faz a Parte Branca

Bata as duas claras (que você separou das gemas) em neve. Como assim? Ué. Coloque na batedeira e bata até virar um glacê (ou parecer neve). Daí coloque açucar a gosto e bata mais um pouco. Eu não sei direito quanto de açucar eu ponho porque eu vou colocando e provando. Considere que a Parte Branca é a parte menos doce do Doce. Coloque o açucar até ficar um pouco mais doce do que o que você gostaria, porque ainda falta colocar o creme de leite, que vai tirar um pouco a doçura. Misture o creme de leite (tire o soro antes) nesse glacê que você fez. Faça isso com uma colher, não é pra bater. Está pronta a Parte Branca.

Agora, se a Parte Amarela já estiver meio durinha (o bastante pra não misturar com a outra parte), despeje a Parte Branca por cima dela e deixe na geladeira até endurecer. De vez em quando dá errado e não endurece tanto. Ainda não sei porquê. Mas fica gostoso do mesmo jeito.

Pronto! Sirva-se e pense num nome pra esse doce delicioso!

Deixe um comentário

