Fauna

é muita estupidez prum bicho só.

é muita estupidez prum bicho só.

Quem mora em São Paulo sabe: é meio difícil sobreviver nessa merda cheia de fumaça, barulho e concreto.

É de se espantar a variedade da fauna paulistana, considerando sua hostilidade. Variedade não quer dizer qualidade, como podemos demonstrar com a lista de animais que vivem neste território urbano: baratas, ratos, pombos sujos e pernetas, ferrets asfixiados no ralo do lavabo, vira-latas pulguentos, poodles aristocráticos e uma ou outra capivara atropelada na Marginal.

Todo um habitat escroto, mas de todos esses bichos, tem um que eu odeio especialmente: aquela maldita mosquinha que fica rodeando os postes e as lâmpadas da cidade, formando uma nuvem branca e disforme de insetos.

Hoje mesmo eu estava caminhando tranquilo na calçada, e um desses bichinhos entrou na minha boca como se minha garganta fosse a casa da mãe joana. Eu fiquei cuspindo aquele artrópode que nem um condenado, primeiro expeli o corpo dele sufocado na minha saliva, e depois as duas asinhas transparentes, uma de cada vez.

Foi um triste encontro em que ninguém saiu ganhando: eu com um cadáver por entre os dentes e ele morto num trágico acidente.

Nós e os insetinhos dos postes não convivemos bem juntos. Eles ficam lá, doidões na luz, achando que estão indo no caminho certo, morrendo desidratados ou envoltos na baba de um estranho. Já nós, humanos, temos que ficar desviando o caminho e optar pela rua ao invés da calçada, para evitar o contato físico com essa espécie ignóbil e desprezível.

Sabe o que falta nessa cidade? Sapos enormes e gordões, folgados e ociosos, que na primavera fazem a festa e enchem a pança com as malditas moscas. Ou uma iguana verde e agressiva, que não só diminua a população de mosquitos na cidade, mas que eventualmente também pule na cabeça de um transeunte e arranhe seu cocoruto, divertindo todos ao seu redor.

Porque a cidade, meu amigo, é uma selva!

not.

Deixe uma resposta

