Um novo paradigma

Só R$5,99 na Leroy Merlin, galera!

Só R$5,99 na Leroy Merlin, galera!

A partir do ano que vem, todos os aparelhos eletrônicos brasileiros serão vendidos com essa tomada de três buraquinhos redondos. A medida foi feita pela Conmetro, que achava as tomadas antigas muito perigosas para o consumidor.

Em outras palavras, milhões e milhões de brasileiros terão que fazer uma reforma na casa e se readaptar porque meia dúzia de retardados mentais tomam “choquinho” quando mexem com cabos e eletricidade.

Eu não consigo descrever minha enorme antipatia por essa tomada de três buraquinhos: ela é feia, simplória e pouco versátil, ao contrário das nossas antigas tomadas, que tinham um buraquinho mesclado com um tracinho.

Aquilo sim era tomada!

Se bem que, por outro lado, eu vou me livrar de uma coisa que sempre me irritou: aquela maldita tomada que, por alguma razão completamente imbecil, tinha um tracinho maior que o outro e e não cabia em vários lugares. É a famosa tomada com tersol.

Pinga um colírio nimin

Pinga um colírio nimin

Independente disso, eu fico imaginando o pobre otário que toma choque com tomadas. Na boa, manusear um cabo elétrico é uma coisa no mínimo elementar. O truque, pra quem não entendeu ainda como a coisa funciona, é o seguinte: tudo o que é borrachinha e prástico não dá choque, e tudo que é metal é perigoso. É só não encostar no metal.

Trocar o formato das tomadas é uma coisa muito séria, gente. Toda vez que você sai do país, quais são os indícios de que você está num lugar que não é seu? A língua, a comida e a tomada! Você chega no hotel e vê aquela coisa disforme, de outro mundo, um buraquinho embaixo do outro do lado de um tracinho deitado e um tracinho de pé e diz: Beleza, sou um estrangeiro.

Ou seja, a partir do ano que vem, seremos todos estrangeiros do nosso próprio país, e até nos acostumarmos com esse novo paradigma, nós dormiremos com a estranha sensação de que estamos na cama de outrem.

O que a gente podia mudar, de verdade, são as tomadas de telefone, que não fazem o menor sentido. Que merda é aquela? Ninguém pediu pra você fazer uma obra de arte, tudo o que a gente quer é uma merda que plugue na outra.

Quem foi o infeliz que inventou essa porcaria?

Quem foi o infeliz que inventou essa porcaria?

Prestem atenção: São quatro tracinhos, uma cornucópia de tracinhos realmente, todo mundo sabe que dois já bastam. Não bastasse isso, um dos tracinhos é deitado porque, afinal de contas, quem quer praticidade no mundo quando você pode deitar um dos tracinhos? Uma tomada muito fodida da cabeça, essa do telefone.

Pra quem sonha com um mundo sem tomadas, a solução está próxima. Enquanto isso, sofram nesse mar de cabos e buracos. Mas, por favor, sofram com dignidade.

Não me vá tomar choquinho.

É só não encostar na porra do metal.

7 respostas para Um novo paradigma

  1. Aliás em terras estrangeiras já fui apresentado ao modelo de tomada com botão liga-desliga.
    Deve ser por isso que lá não levam choques.

  2. Mariana disse:

    Um bom texto para ler antes do happy-hour da sexta-feira!
    Você conseguiu tornar um assunto bem chato em algo interessante e bastante engraçado. Principalmente nas frases finais…

    Mas acredito que o motivo da mudança seja mesmo a padronização internacional.

  3. Bruno Suzuki disse:

    Suza, o Brasil faz parte do G-20, do BRIC, e está galgando posições pro conselho de segurança da ONU… Nada mais justo que evoluir na tomada também… Digite “Evolution movie” no Google Images que tudo vai fazer sentido!

  4. Nanay disse:

    Incri. Achei que eu era a única a morrer de raiva com a galera que aprova essas tomadas absurdas. Gente mas e agora essa nova? Vou embora do país.

  5. Rita disse:

    Eu fico um pouco feliz quando encaixo as tomadas de telefone porque sinto que aqueles jogos da infância de encaixar a estrelinha no buraco de estrelinha valeram a pena…

  6. Zi disse:

    Gentem….isso tudo é para o povo começar a gastar dinheiro com tomadas, afinal é tão difícil vc trocar a tomada da sua casa. Alguém precisava vender tomadas e teve essa idéia brilhante!!!!

  7. ahaha muito bom! =)
    Eu nunca ia pensar nas tomadas da minha casa se não fosse por este post.. Apesar das imposições novas que o povo quer fazer no nosso dia-a-dia, vou continuar com as minhas antigas.. E se eu comprar um aparelho com uma tomada bizarra dessas de 3 pinos iguais, eu corto o fio e ponho o plug antigo! Abaixo às tomadas novas! =P

Deixe uma resposta

