Alegria, Alegria! É tempo de Cinefilia!

reserva cultural

"Olha, mãe: cinéfilos!"

Toda vez que eu ouço a palavra cinéfilo, me vem duas imagens na cabeça:

a) uma pessoa comendo um pan-de-France no Reserva Cultural

b) as filas falantes da Mostra Internacional de Cinema

Como estamos em outubro, não há momento igual em que se consiga juntar o útil ao agradável. É tempo de Mostra em vários lugares, entre eles o Reserva Cultural.

Os “cinéfilos” estão com as calças pegando fogo.

E na verdade não tem coisa mais odiável do que um dia de Mostra no Reserva Cultural. As pessoas ficam na fila contabilizando quantos filmes já viram desde o início do evento e disputando amigavelmente com seus colegas de Mostra que também já viram sessenta e três filmes. Cinco só hoje!

Enquanto isso, como diria um amigo, do lado de fora passa um garotinho com a mãe e aponta para dentro do Reserva Cultural: “olha mãe, cinéfilos!”

fila
O inferno na terra…

Um dia uma enchente vai inundar aquele lugar e transformá-lo no áquario da cinefilia alimentado a café italiano e pan-de-france. Com direito a filmes malaios seis vezes ao dia. Sorte de quem estiver dentro; feliz aquele que olhar de fora.

Como continua essa história de que cinéfilo é quem vê 600 filmes  por ano ou quem vê mais durante a Mostra, eu consulto o pai dos burros que é claro na definição de “cinéfilo”: o que gosta de filmes cinematográficos.

Se meus olhos debilitados não me enganam, não consta “quantos” nem “onde” ou qualquer outra referência a quantidade e país de origem, credo, cor ou opção sexual. Logo, para ser cinéfilo só é preciso gostar de filmes.

Contadorinéfilos, sinto decepcioná-los, mas 70 a mais ou a menos não entram na conta. Eu que estou aqui para amaciar o ego de vocês, invejo a perseverança, só me preocupo com a saúde das pessoas. Não precisa correr: coma seu pan-de-france com calma. Perder a próxima pérola da Macedônia não o fará menos… menos… menos o que você achar que isso vá fazer.

3 respostas para Alegria, Alegria! É tempo de Cinefilia!

  1. Vinicius disse:

    Brilhou nesse post, Raul.

  2. Graziano disse:

    matou a pau.

    respeitosamente,
    graziano.

  3. Nina disse:

    Eu ia falar sobre a menina “louca por filmes’ com tatuagem do David Lynch da revista da Folha de domingo, mas vi que vc escreveu sobre isso no seu outro blog, então só recomendo pra galera ler: http://raulla.wordpress.com/2009/10/27/a-bonequinha-viu/

Deixe um comentário

