O melhor filme de todos os tempos

Biatch!

Quando um filme é muito bom, mas muito bom mesmo, eu tenho a mania de chamá-lo de “o melhor filme de todos os tempos”. Prefiro do que “um dos melhores filmes de todos os tempos” porque chega um ponto em que é impossível colocar duas obras-primas lado a lado e compará-las em termos qualitativos. Usando “um dos”, fica erroneamente subentendido que o filme é muito bom mas não é top, o que é mentira.

Existem vários filmes que eu considero “o melhor de todos os tempos”. Não é um número enorme e talvez eu consiga contá-los na mão, mas basta saber que não é um só. É como se, ao usar o artigo definido “o” eu abraçasse com toda sua redondeza aquilo que eu considero o verdadeiro conglomerado da paudurecência cinematográfica.

A Malvada, de Joseph Mankiewicz, é o melhor filme de todos os tempos. Não cabe a mim fazer uma resenha sobre o filme porque isso seria como descrever as peculiaridades de uma menina pela qual você está apaixonado, ou seja, uma descrição que não interessa a ninguém que não seja a própria pessoa que fala. Como não gosto de bater bronha em público, me restrinjo apenas a sugerir, com muita insistência, que você alugue o DVD e ganhe duas horas da sua vida ao lado da Bette Davis. Vai valer a pena.

Quando penso na minha lista de “o melhor filme de todos os tempos” ela me parece – ugh – eclética. Mas, no fundo, não é: existe uma congruência entre pirar, simultaneamente, em Bette Davis e Toshiro Mifune.

Pior do que uma pessoa eclética (tem várias por aí) são aquelas com opiniões sumárias do tipo “não gosto de música instrumental” ou “prefiro filmes em preto-e-branco”. Eu já ouvi umas merdas dessas e é revoltante.

Revoltante porque é triste. É capaz que, numa dessas, você acabe nunca vendo A Malvada, de Mankiewicz. Ou que você veja e, pelos motivos errados, ache o filme uma bosta.

Existe uma chance, que eu não consigo vislumbrar mas apenas reconhecê-la por uma questão probabilística, que você não goste de A Malvada pelos “motivos certos”, seja lá o que isso queira dizer. Se for o caso, saiba que estamos em pólos completamente opostos e que será melhor para todo mundo se nunca mais nos falarmos de novo.

Pronto.

Gozei.

Uma resposta para O melhor filme de todos os tempos

  1. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by socasando: http://bit.ly/3tVCF9 O melhor filme de todos os tempos….

Deixe uma resposta

