Xaveco, aquele bosta

otário.

Se existisse uma lista das personagens mais inúteis e sem carisma da história da ficção universal, o Xaveco estaria no topo dela, a quilômetros de distância de um segundo colocado.

Eu só consigo imaginar a preguiça e o desleixo que o pulha daquele Maurício de Sousa teve quando resolveu inventar um menino sem nenhuma personalidade e altamente contrastado nesse show de horrores que é a Turma da Mônica.

A Turma da Mônica é, sem dúvida, uma homenagem apaziguada ao filme Freaks, de Tod Browning, pois engloba no seu escopo de seres humanos um menino que sofre de Aglutofobia, uma garota com um sério problema de hipertiroidismo, dois coitados que sofrem de uma precoce calvície, entre outros.

We accept you one of us!

São personagens sem nenhuma profundidade, mas com características marcantes, a maior parte delas atreladas a um traço físico ou a um leve distúrbio motor, mental ou hormonal. O Xaveco, não tendo nada disso, se restringe a aparecer como um tênue limiar entre um coadjuvante e um figurante, mais ou menos como aquele pessoal que aparece no Lost só pra tomar uma flechada no peito.

O Xaveco, com sua ausência de graça, poderia servir como um ponto de empatia entre personagem e leitor, criando uma ponte de indentificação através da sua normalidade. Infelizmente nem para isso ele serve, o que não é de se espantar se considerarmos que Maurício de Sousa, como escritor, é um ótimo desenhista.

A verdade é que o mundo da Turma da Mônica é fruto de uma mente doente e muito pouco inspirada. Fico assustado, por exemplo, com a relação amorosa de Cascão e Cascuda e o tenebroso conceito de que sua alma gêmea é uma versão feminina de você mesmo. A idéia de um doppleganger com tetas me causa náusea.

Xaveco, fosse ele um pouquinho mais velho, poderia ao menos tomar o lugar de outro personagem besta, o Titi, que se destaca por ser um pré-adolescente. No mundo de Mauricio de Sousa, porém, o tempo é congelado. Ninguém envelhece, ninguém morre.

Um fato determinante que eterniza Xaveco como um semi-deus da mediocridade.

"Até minha vó é mais legal do que eu"

Anúncios

12 Responses to Xaveco, aquele bosta

  1. Arthur disse:

    Talvez o melhor texto deste blog de todos os tempos.

  2. Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by socasando: http://bit.ly/7EJPl5 O bosta do Xaveco….

  3. Nina disse:

    Suza, eles cresceram sim. Outro dia eu dei uma lida por alto na tal turma da Mônica adolescente. Agora eles até mexem na internet e mandam msg de celular, além de trocar de roupa!
    Mas o que eu mais gostei foi que agora eles são: Mô, Cê e Maga. Só o Cascão continuou Cascão mesmo.
    Já o Xaveco eu não vi. Provavelmente continua medíocre e passou despercebido ou nem se deram ao trabalho de fazê-lo crescer.

  4. Homem Hipotérmico disse:

    A participação do xaveco no ‘lostinho'(ugh!) corrobora a tese. Enquantos todos tem flashbacks relevantes pra “trama” o do xaveco dura apenas um quadro, e vira piada por causa disso.

  5. Weiss disse:

    Aquele bosta do Xaveco foi assassinado. Dentre os suspeitos estão, Maurício de Souza, Floquinho (pitbull do Cebolinha) e a Avó do Xavéco, Dona Xepa.

  6. Fernanda disse:

    Sabe como quando a gente era pequeno todo mundo sonhava em ver a Turma da Mônica crescida? Outro dia li o mangá Turma da Mônica crescidos com uma cena quase erótica em que o Cebolinha e o Cascão entram no banheiro sem querer enquanto a Mônica e a Magali tão saindo do banho… Preferia ter ficado na esperança.

  7. Alzira disse:

    Muito bom! Ri muito! No meu tempo só existia o Tio Patinhas, o Mickey e o Recruta Zero. Sempre achei eles mais divertidos.

  8. Laura disse:

    A legenda “otário.” embaixo do desenho foi de uma maldade genial.

  9. Ricardo disse:

    E o Jeremias, cuja unica função é ser negro, mas disfarçam com aquela bobagem do boné?

  10. Pedro Arantes disse:

    Gênio! Concordo com o Arthur, certamente um dos melhores posts. Que capacidade analítica impressionante, já pensou em dar aula na ECA?

  11. Lucas alves disse:

    Bom, eu acho que o xaveco não mereceria nem crescer, oque aconteceu!
    O chico-bento que é um dos personagens principais não cresceu, então porque esse projetil de merdinha cresceu?

  12. asdm disse:

    Sensacional esse texto kkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: