St. Patrick’s Day

PAZ MUNDIAL O CARALEO HOJE EU VO ENCHE A LATAAAAABBLBHELEBLHEARGH (vomito)

Dia 17 de março é uma data em que o mundo inteiro se volta para o país de James Joyce, Oscar Wilde e Pierce Brosnan: a Irlanda.

É nesse dia que comemoramos o St. Patrick’s Day, uma festa originalmente feita em homenagem ao santo patrono da Irlanda, mas que com o tempo virou uma celebração da cultura irlandesa como um todo. Como parte relevante dessa cultura envolve encher o cu de cerveja, o St. Patrick’s Day logo foi incorporado em vários outros países, especialmente aqueles em que a imigração irlandesa foi impactante mas também, em menor escala, em lugares como o Brasil, onde a Irlanda é um país tão enigmático quanto a Burkina Faso.

É verdade que existiu sim uma pequena imigração de irlandeses para o nosso país. Não podemos esquecer, por exemplo, que um dos escritores desse blog tem suas origens situadas na República Gaélica.

W.B. Yeats se revira na cova

De qualquer forma, se você acordar amanhã embaixo de um viaduto com a roupa rasgada, a bunda doendo e uma camisinha usada pendurada na sua orelha, é bom saber o porquê de tanta celebração.

O St. Patrick’s Day existe desde 1600 e, com o passar dos anos, ele tomou inúmeras formas e motivos diferentes, mas sempre com um elemento em comum: o álcool. No começo do século XX, finalmente, ele se tornou um feriado nacional na Irlanda, mas foi só nos meados de 1950 que o governo Irlandês começou a promover a festa fora do seu país, como um meio de “projetar de maneira precisa a criatividade, profissionalismo e sofisticação da cultura irlandesa”.

Criatividade, profissionalismo e sofisticação

Portanto, se você for parar num pub decorado de trevos e leprechauns por todos os cantos, lembre-se: no dia 17 de março, o mundo inteiro é irlandês! (not)

Not.

4 respostas para St. Patrick’s Day

  1. Arthur disse:

    bonita homenagem do amigo

  2. Fernanda disse:

    parabéns. Quero ver até qdo vc vai conseguir inventar desculpas pra falar do Arthur e celebrar sua graciosidade nesse blog, Suza!

  3. Arthur disse:

    ela sabe demais, Suza, precisamos fazer alguma coisa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: