Destruindo mitos no dia da mentira: a cantada da cigarra

Outro dia, conversando com uma amiga, descobri que as cigarras, quando cantam, estão morrendo. Todos já escutamos, nos dias ensolarados, aquele ruído agônico e rouco de uma cigarra se despedindo de sua breve vida. Ah sim, pois as cigarras vivem apenas um dia, seu primeiro e último.

De repente, o canto cessa: é o fim.

só no piropo.

Fiquei achando toda uma coisa tão bonita, tão simbólica, essa história. A brevidade da vida, o canto que a celebra ao mesmo passo em que lamenta o seu fim…

Pois é. Eis que numa dessas derradeiras noites de verão, estava eu em minha cama, sendo tomada pouco a pouco pelo torpor do sono, ingressando milagrosamente no universo dos sonhos, quando ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!

E não, isso não sou eu dormindo gostoso, mas sim o famigerado grito da cigarra me impedindo de dormir! A bichinha cantava numa potência tamanha, que a única imagem digna de comparação que me vinha à cabeça era a do demo emocionado modulando na canção do South Park. (1m33s)

Daí pronto: encasquetei com a tal história da cigarra que canta e morre tals. Lembrei daquele samba bonito do João Nogueira e Paulo César Pinheiro, “Minha Missão”, cujo penúltimo verso relembra o triste fim do animal: “e a cigarra quando canta morre…”

Enfim, quanto mais eu torcia pra que a cigarra morresse de uma vez, passasse dessa pruma melhor e me deixasse dormir em paz, mais fui ficando com a pulga atrás da orelha. Algo me dizia que o bicho não tava nem perto de bater as botas, e que seria melhor não esperar sentada por esse momento. Conformada com mais uma noite insone, me levantei e fui pedir ajuda ao nosso querido pai dos burros: Wikipedia.

Qual não foi minha surpresa quando li que todo esse papo de que a cigarra quando canta morre não passa de história pra boi dormir, balela, lorota, mito mentiiiiiira???? Pra começar, quem canta são as cigarras-macho. E adivinha pra quê? Se você pensou que eles cantam pra chamar as fêmeas, num convite a uma bela fornicada, acertou, sabichão! Ah, mas agora é que tudo faz sentido.

Quer dizer então que enquanto eu tentava dormir o Seu Cigarra tava querendo mandar ver com qualquer sirigaita bem na minha janela.

E tem mais: as cigarras não vivem um só dia coisíssima nenhuma. Elas gozam de até 14 anos de muita cantoria e bundalelê.

Taí, a vida como ela é: Esopo tava certo, as cigarras são mesmo umas baita bon vivants. Esses gregos sabiam mesmo de tudo.

E, diferente do João Nogueira, elas não vivem pra cantar e cantam pra viver. O caso delas ta mais pra canto pra trepar e trepo pra viver.

Aí, como já alertou Chico Buarque, o canto não passa de um piropo.

Isso sim que é marketing pessoal.

12 Responses to Destruindo mitos no dia da mentira: a cantada da cigarra

  1. Raul Arthuso disse:

    Estréia decepcionante…

  2. videversa disse:

    dã. quase chorei.

  3. Diogro. disse:

    Não suza, quando ela canta ela morre sim. Ela vive decadas em forma de ninfa, sem aparelho reprodutor. Depois da ultima muda ela entra na fase adulta, canta, reproduz e morre. Se brincar ela nem se alimenta na fase adulta.

  4. videversa disse:

    puta tema polêmico.
    é que hoje é 1o de abril, eu posso falar o que eu quiser.
    (ah, as cigarras comem sim na fase adulta. comem seiva de árvores. e elas também empesteiam os pés de café.)

  5. stefano disse:

    No mundo animal a vida é fascinante. Os gatos, pelo olfato, conseguem perceber qualquer gata que estiver afim de trepar naquele momento – num raio de 5km! Imagine esta habilidade em seres humanos!

  6. Jasmin disse:

    Fora a falta de credibilidade e compromisso com a verdade – que é coisa séria aqui nesse blog – o texto tá super gracioso. Adorei a estréia Djoudjou.

  7. Jerusa disse:

    Auhauhauhauh tem uma aqui me perturbando 22:50……..

  8. Fabio disse:

    Parabéns. Além de escrever bem é organizada. Leria um livro seu.

Deixe um comentário

