Brasil Rumo ao Hexa?!

"Eu também armo as minhas surpresas, tchê!"

Hoje o técnico Dunga convocou os 23 jogadores que irão disputar a Copa do Mundo vestindo a camisa amarelinha.

E quem disse que Dunga não pode ser surpreendente? Talvez não tenha sido a surpresa que todos esperavam, afinal 22 dos convocados eram (ou foram em algum momento) figurinhas tarimbadas na seleção. A única surpresa foi a convocação de Grafite no lugar de Adriano. Pois bem, eis a lista:

Goleiros: Júlio César, Doni, Gomes

Laterais: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos, Gilberto

Zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva

Meias: Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Kleberson, Ramires, Elano, Kaká, Júlio Baptista

Atacantes: Robinho, Luis Fabiano, Nilmar, Grafite

Ou seja, nada de Neymar, Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato, Hernanes.

E o que significa todos esses nomes que recheiam os álbuns de figurinha ao redor do mundo (alguns deles não)?

"Eu vou estar lá!"

Em primeiro lugar, convocar Grafite é uma surpresa que confirma a regra: privilegiar jogadores que se esforçam pelo grupo ao invés de talentos individuais. É melhor um brucutu de jogo coletivo como o Júlio Baptista do que um talento em ascensão como Ganso; um Felipe Melo que um Hernanes, um zagueiro guerreiro como Luisão que o classudo Miranda.

Fora isso, a seleção de Dunga é muito pouco surpreendente: apenas Kaká e Robinho podem fazer alguma coisa fora do comum nesse “time”. Possivelmente será a equipe mais certinha da Copa do Mundo. Viveremos dias de Inglaterra e Alemanha, no qual o jogo tático é mais importante que o brilho do espetáculo. Foi assim que o Brasil ganhou a Copa América e a das Confederações. E em time que se ganha não se mexe, não é isso?

Por último, o problema do baixo rendimento de boa parte dos jogadores. Sinceramente, o Dunga convocou um monte de gente pela amizade, já que futebol tá em falta: Gilberto Silva é apenas regular no fraco Panathinaikos da Grécia, Felipe Melo foi eleito o pior jogador da temporada passada na Itália, Josué está mal no Wolfsburg, Kleberson não é nem titular absoluto no Flamengo, Júlio Baptista é reserva na Roma, Kaká ficou 45 dias sem jogar e voltou há uma semana, Luis Fabiano e Grafite estão longe dos melhores momentos em seus clubes e Robinho… bem… ele joga no Santástico, certo? Mas quem são os protagonistas do envolvente time da Vila? Neymar e Ganso. E quedê eles nessa seleção minha gente? O Robinho, coadjuvante de luxo, é que vai pra África…

Assim, acho que a seleção brasileira possivelmente vai longe na Copa, mas não porque é um puta time, mas sim porque tem camisa. É uma equipe correta, a defesa é muito boa (“retranca à brasileira elimina o Barcelona” saiu no JT outro dia, mostrando o sinal dos tempos), o ataque é funcional, mas não brilha. Como eu disse, é uma seleção como a Inglaterra e a Alemanha: tem consistência, mas não futebol.

Só o respeito que os outros times tem pelo Brasil é que pode garantir uma vantagem inicial. Porém, se as outras seleções pararem de molhar as calças por causa da amarelinha e olharem para a merda dos jogadores que o Dunga vai botar em campo, podem ter certeza que o Brasil vai passar poucas e boas no próximo mundial.

E tenho dito.

FAIL!

3 respostas para Brasil Rumo ao Hexa?!

  1. Raul Arthuso disse:

    Acaba de sair a “lista de espera” para a Copa. São sete jogadores que ficarão em off e substituirão alguém em caso de contusão. Ganso e Ronaldinho Gaúcho estão nela.
    Esse Dunga é um fanfarrão mesmo…

  2. Cauê disse:

    Belo texto! Retuitarei-o!

  3. Maria Eugênia disse:

    O Dunga quer ganhar a copa jogando no nível hard.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: