Arroz e feijão

Eu não faço o melhor arroz com feijão do mundo. A minha carne moída é ótima. Minha sopá de fubá, meu estrogonofe… Mas meu arroz com feijão é normal. Mas sabe por quê? Porque não tem segredo nenhum. Tem prática. E eu admito que tenho muita preguiça de fazer arroz e feijão. Mas como eu disse pra vocês que ia ensinar a Melhor Comida do Mundo eu preciso ensinar arroz e feijão, porque como uma mineira que se preze na minha Melhor Comida do Mundo tem feijão com arroz.

Confesso que peguei no google essa imagem. Tiro uma foto do meu feijão com arroz assim que der.

Vamos começar pelo feijão, já que demora mais, né? Coloque o tanto de feijão que você quer cozinhar numa panela de pressão, na Melhor Comida do Mundo tanto faz se é feijão preto ou marrom. Antes, você pode catar os feijões, igual você via sua mãe fazendo antigamente. Mas atualmente não vem mais tanto feijão podre nos saquinhos, então eu até pulo essa etapa. Enfim. Colocou o feijão na panela, né? Pode pôr a mais que depois você congela o que sobrar. Coloca água pra ficar o dobro da quantidade de feijão mais um pouquinho. Por exemplo, se tem um quarto da panela com feijão, você enche de água até um pouco mais da metade. Fecha a panela. Coloca no fogo alto. Assim que a panela começar a fazer aquele barulho e soltar fumaça parecendo perigosa você pode diminuir o fogo porque não faz mais diferença. Se o feijão estiver novinho deixa mais uns 20 minutos. Se o feijão estiver velho quase acabando a validade, deixa uma meia hora. Depois disso, desliga o fogo e tira a pressão da panela. Eu não sei direito como faz isso. Eu enfio uma colher de pau embaixo ali daquele negocinho e deixo lá até parar de sair fumaça. Aí em outra panela você coloca óleo, alho ralado e tempero alho e sal (pode pôr mais coisa, tipo bacon, mas eu tô ensinando o básico). Dá uma fritada nesse alho e coloca o tanto de feijão que você quer. Mexe, coloca água de quiser com mais molho e pronto!

Agora o arroz. O arroz precisa lavar que sempre sai uma água meio suja que eu ouvi dizer que é o pó do arroz, mas tenho nojo mesmo asism. Lave o tanto que você quiser fazer. Lembre-se que ele incha, então a quantidade que você pega cru engana. Pegue uma panela e coloque o de sempre: óleo, tempero alho e sal, alho ralado e também pode colocar uma cebola bem picadinha. Hmm… Frita isso aí. Coloque o já lavado arroz. Mexa um pouco. Dê uma fritadinha no arroz também. Agora vem a parte difícil. Coloque água. A quantidade correta vem com a prática. É mais ou menos duas quantidades de água pra uma de arroz. Não mexa mais. Abaixe o fogo e deixe a tampa só meio cobrindo a panela, pro vapor ir saindo. Depois que a água secar veja se está bom o ponto do arroz – prove. Se não estiver (se estiver meio cru) coloque mais água e deixe secar novamente – cuidado pro arroz do fundo não queimar. Pode ser que nessas ele fique empapado. Acontece. É a coisa da prática que eu tava falando. Tente mais uma vez… Agora eu tenho que fazer um merchan, eu sei que a gente é contra isso, mas… existe um tal de “Meu Arroz” que é um sachezinho que você pode colocar logo antes de colocar a água. O arroz fica meio amarelinho com esse temperinho. Mas é muito bom. Enfim. Quando você achar que o arroz tá pronto, desligue o fogo e sirva-se.

Uma resposta para Arroz e feijão

  1. […] e angu? Como eu havia prometido, depois da carne moída e do feijão com arroz, agora vem a melhor parte da Melhor Comida do Mundo: o angu e o […]

Deixe uma resposta

