Os Meninos da Vila Chorosa

Seja feliz, meu rapaz: você está jogando ao lado de Neymar e Ganso!

O Santos é o hoje o time de futebol brasileiro que joga mais bonito. É também o mais chorão.

Já está virando rotina: os caras jogam bonito, ganham bem o jogo e depois saem falando que dirigentes e técnicos adversários deram declarações de menosprezo contra o Santos. Depois, na entrevista coletiva, o técnico Dorival Jr. continua a chuva de lágrimas e diz que a imprensa não bota fé no time, afinal a mídia está pegando no pé do “Santástico”, né mesmo?

O último chororô foi após o jogo contra o Grêmio. Edu Dracena disse que o presidente do time gaúcho e o técnico Silas haviam menosprezado a força do time da Vila durante a semana. Inclusive se confundiu em sua raiva e vontade de chorar e disse que o técnico gremista afirmara ser mais fácil jogar o Grenal (informe-se) que jogar na Vila Belmiro – o que, para quem é um leitor perspicaz, é um baita elogio ao time do Santos. Depois foi a vez de Dorival Jr. soltar o verbo contra a imprensa dizendo que ela estampa nos jornais que o time do Santos ainda não está preparado e não é competitivo.

Toda a choradeira já havia acontecido de maneira similar contra São Paulo, Santos André e Atlético-MG.

A minha pergunta é simples: por que esse chororô todo?

Primeiro de tudo, o Santos é hoje o time mais amado da imprensa brasileira seja de qual estado for. É Meninos da Vila pra cá, Santástico pra lá, “o futebol mais lindo do mundo”, “ganharia até do Barcelona”, “Neymar e Ganso na Copa”. Se tem uma coisa que a imprensa esportiva faz o tempo todo é puxar o saco desse time do Santos. Então, de onde surgiu essa mania de perseguição?

Outra coisa, é o tal do menosprezo. Peraí: o Santos não é o time que faz dancinha todo gol? Não foram os jogadores do Santos que gritaram uma provocação ao Vanderlei Luxemburgo (técnico do próximo adversário da época, o Galo) quando estavam comemorando o título paulista. Vejam só: ao invés de apenas comemorar, eles aproveitaram para provocar o time adversário.

Neymar no lugar do campo que ele mais gosta

Agora um momento Cléber Machado: O Neymar é bom jogador? É. Ele dribla muito? Dribla. Ele recebe muitas faltas? Claro. Mas ele simula outras? Também. E os juízes marcam? Sim. Mas é sempre falta? Ás vezes. Dá pra dizer que ele é cai-cai? Talvez. Então, por que o Neymar diz que estão perseguindo ele? Não sei.

Minha gente, o time que menos pode reclamar de menosprezo e provocação é esse Santos. Eles provocam, falam, reclamam, fazem dancinha na cara dos adversários (aliás, se tem uma coisa que já perdeu totalmente a espontaneidade é essa história de dancinha depois do gol); a imprensa ama os caras e o Santos é sempre tido como o melhor time em atividade no Brasil. Não é o time mais alegre do Brasil? Então, por que caralhos todo esse ressentimento nas entrevistas? Por que a choradeira? Afinal, por que se preocupar tanto com o que os outros dizem após as vitórias ao invés de comemorar o (justo) sucesso do time?

Esses caras do Santos estão com Síndrome de Tom Zé: todos te amam, só falam bem do que você faz, você pode fazer a besteira que quiser que continuam te idolatrando, mas a única coisa que você sabe fazer é mostrar o seu profundo ressentimento com aqueles que não te admiram (ou admiravam).

Ah, meu! Vão catar coquinho! Continua jogando bola e fica quieto um pouco, vai!

Dorival, calma... Todo mundo te ama, todo mundo ama ver o Santos jogar, todo mundo acha o Santos favorito... Vocês estão com Síndrome de Tom Zé?

Anúncios

2 Responses to Os Meninos da Vila Chorosa

  1. manô disse:

    meu deus, se inveja matasse…

  2. Bruno Vilaça disse:

    Excelente post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: