A metajornada de Leandro e Leonardo

Jenhos

Vamos pegar o primeiro avião

Com destino a felicidade

A felicidade… pra mim é você!

Alguém aqui já prestou atenção na letra da música Pense em Mim, de Leandro e Leonardo?

Bom, pra começar, vai ser obcecado assim na puta que te pariu, Leandro e Leonardo! Querer que a garota goste de você é uma coisa, pedir que ela fique chorando que nem uma coitada é outra completamente diferente, seu doente!

Isso sem falar que você, Leandro e Leonardo, vive pedindo que ela fique te ligando, mas depois na música seguinte você diz “não ligue se eu não te ligar”, ou seja, que filho da puta egoísta e possessivo.

O que mais me surpreende na canção Pense em Mim não é a falta de bom senso de Leandro e Leonardo, mas os versos que introduzem esse post. Reparem que Leandro e Leonardo convida a moça para uma viagem simbólica e sobrenatural, sugerindo que eles peguem o primeiro avião com destino à felicidade, ao mesmo tempo em que ele afirma que a felicidade é a própria moça.

Ou seja, o destino daquele avião está dentro dele próprio ou, em outras palavras, o piloto terá que fazer o pouso em um de seus próprios passageiros. Na boa, você quer parar de foder minha cabeça, Leandro e Leonardo?

Desde que eu parei pra prestar atenção nessa música passo parte do meu dia tentando imaginar a dupla sertaneja num avião curvo e multidimensional embicando dentro de si próprio e adentrando no ventre de uma moça bonita e sorridente, numa verdadeira jornada quântica e abstrata.

Caso alguém resolva fazer essa viagem de fato, consigo imaginar duas possibilidades. Se o piloto desse avião for pragmático, ele nem levanta vôo: basta sentar na cadeira e dizer no interfone “Chegamos!”. Se ele for como eu, porém, é possível que ele dê voltas no ar até acabar a gasolina e termine no fundo do oceano num acidente trágico e fatal. Talvez seja essa a resposta para o dilema proposto em Pense em Mim: só mesmo no Além, onde as leis da física não procedem, é que poderemos chegar a tal destino. A morte nos leva à felicidade.

Ou talvez não, talvez a moça seja uma entidade dupla. A primeira é humana e está sentada na poltrona do avião. A segunda é espacial, um terreno concreto e real: o verdadeiro arquipélago do tesão.

J.J. Abrams que me desculpe, mas o avião de Leandro e Leonardo dá de mil no avião de Lost. Se ele tivesse ouvido essa música na década de 1990, é capaz que ele pensasse duas vezes antes de bolar o seriado, e assim eu não teria perdido tanto tempo da minha vida.

De qualquer forma, essa é apenas mais uma das divagações proporcionadas pela viagem espaço-temporal desta música sertaneja. Quem quiser, como eu, passar o resto da semana com essa bosta na cabeça, aí vai o link com o clipe Pense em Mim, do disco Leandro e Leonardo, de 1990.

6 respostas para A metajornada de Leandro e Leonardo

  1. Juésse disse:

    deus meu, Suza, você vai longe.
    (metafísica pouca é bobagem).
    olha, acho até que o Almódovar, como bom conhecedor do cancioneiro brasileiro, deve ter se inspirado em Pense em Mim para escrever aquela cena do sonho do homenzinho que penetra todinho na mulher gigante – a própria felicidade, me parece. A elipse do avião foi por medo da acusação de plágio, certeza.

  2. Ber disse:

    não é pra mim E você?

    fazia tanto sentido

  3. dulce disse:

    hehe. será que tem a ver com o nome verdadeiro do
    Leonardo (Emival Eterno)?

  4. Caio gox disse:

    Brilhante.

  5. Rita disse:

    CARA isso sempre me incomodou! O motorista da perua escolar ouvia isso quando eu era criança, e eu ficava pensando porque alguém fazia uma letra tão absurda meu deus.
    Aí tentei explicar pra umas pessoas mas ninguém parecia interessado na minha precoce análise literária de leandro e leonardo então guardei essa questão pra mim todos esses anos.
    Tô emocionada, suza.

  6. Excellent post. I was checking constantly this blog and I
    am impressed! Extremely useful info particularly the closing phase 🙂
    I take care of such info a lot. I used to be looking for this certain info
    for a long time. Thank you and good luck.

Deixe um comentário

